Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios." (Romanos 12:10)
Quando refletimos sobre o significado de honrar alguém, muito possivelmente virá à nossa mente uma festa em homenagem a uma pessoa especial que conhecemos, ou uma multidão de pessoas aplaudindo uma banda de rock, ou até mesmo um político em campanha para as eleições.
Porém, quando a Bíblia se refere a honrar a Deus e aos nossos queridos nos mostra algo mais abrangente e profundo. É um quadro bem claro que honrar alguém implica vê-lo como um tesouro excelente e tratá-lo com respeito amoroso. Ela também mostra que, enquanto prestar honra a Deus se fundamenta em Sua pessoa, majestade, poder e soberania, honrar aos outros é algo que pode ser transmitido às pessoas amadas, sem saber se elas merecem ou não.
Honrar quer dizer imputar valor a alguém, considerando-o um presente inestimável e concedendo-lhe, com nossa atitude e comportamento, uma evidência digna de grande respeito. Deus ordena que o amemos em primeiro lugar, e depois aos outros. A declaração deste amor legítimo é um presente que oferecemos.
Os pais honram aos filhos; os filhos honram aos pais; maridos honram suas esposas; esposas honram seus maridos, e assim por diante em todos os relacionamentos da vida.
Quando uma pessoa honra a outra, além de selar, edifica, encoraja e abençoa. Isto pode ser evidenciado por meio de uma palavra, um elogio, um gesto de carinho, uma pequena atitude de estima, um olhar de apreciação. Como consequência natural, os filhos observam esse comportamento nos pais e recebem o exemplo que irão incentivá-los e desafiá-los a agir da mesma forma.
Os relacionamentos são como plantas que precisam de cuidados para florescer. Por isso, valorizar os nossos queridos é definitivamente necessário.
Não deixe sua planta murchar. Cuide bem dela!
Ana Maria
0 comentários:
Postar um comentário
Gostou? Comentar faz bem! Comente: