segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Amigos, amigos...

Há várias citações na Bíblia acerca da amizade. Podemos comprovar algumas:
- “Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.” (Provérbios 17: 17)

- “O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial.” (Provérbios 27: 9)

- “Não deixes o teu amigo, nem o amigo de teu pai; nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade; melhor é o vizinho perto do que o irmão longe.” (Provérbios 27: 10)

É impossível que o homem viva só e não precise de alguém por perto. Isso é fato. Não conseguimos viver isolados. Por isso, Deus criou a mulher para fazer companhia ao homem, constituiu a família e também os amigos. Jesus é nosso MAIOR e MELHOR amigo, mas até mesmo Ele teve seus amigos.

Jesus se alegra quando criamos laços afetivos e verdadeiros com o próximo. Ele resumiu todos os mandamentos em dois. O primeiro é: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” (Mateus 22: 37). O segundo maior mandamento que devemos obedecer é: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 22: 39). Difícil, né? Mas é isso que fazemos quando temos empatia por outras pessoas e fazemos delas nossos amigos. Pode ser difícil, mas não é impossível. Amar é atitude. A partir do momento que tomamos a decisão de amar ao próximo, buscamos mudar nossos atos que desagrada a ele e isso gera mudanças nas atitudes dele também. Por conseqüência, nos tornamos amigos. Basta dar o primeiro passo.

Amizade é um amor sem paixão e sem interesse físico. É querer estar junto, abraçar e sentir que seu amigo é um presente de Deus. É poder falar e parar para ouvir, é no meio da tempestade, ouvir seu amigo dizer: ‘Gostaria de estar aí com você!’ Amizade é querer ver seu amigo bem a ponto de orar por ele e até se esquecer de você. Dá até pra comparar ao amor romântico, e talvez seja mesmo, e isso é muito bom. É legal saber que não precisamos de beijos de amor para amar alguém e que esse amor vem de Deus. Então ame, seja seu amigo homem ou mulher, Jesus não olhou para isso, simplesmente amou a Lázaro e chorou sua ausência. João deitava em seu ombro, e Maria assentava-se aos seus pés. Jesus também teve amigos e os amava.

Todos nós precisamos de um amigo. Um bom amigo é tudo que precisamos em muitas situações de nossa vida. Nos dias de hoje encontrar um bom amigo não é uma tarefa fácil.
Se quisermos ter bons amigos que preencham alguns requisitos de nossa exigente escolha, devemos tomar como exemplo aquele que foi e que é e que sempre será um verdadeiro amigo, em todas as horas.
Jesus Cristo nos deixa um verdadeiro legado de ensino e condutas em relação à amizade. Em João 15: 14-16: “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.”
Se quisermos ter bons amigos, que sejamos imitadores de Cristo: ser bom amigo. Antes de querer, devemos ser, e, toda boa amizade, tendo Cristo como referência deve ter como base a confiança e a fidelidade.
Deixo a vocês um vídeo feito com a música "Impossível de Esquecer", Eyshila e Fernanda Brum. Que Deus te abençoe e também a seus amigos. Que colhamos novas e boas amizades!


Tenham uma ótima semana.
Camila Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Comentar faz bem! Comente: