quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Que testemunho você tem dado?


“Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica, sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês.” Filipenses 1: 28, 29a (NVI).


Três dos meus cinco filhos não vivem comigo. Tenho raras oportunidades de estar com eles por viverem em outro estado do Brasil, muito menos de explicar-lhes com detalhes a experiência de vida que tenho desde minha reconciliação com Jesus. Quando viajo periodicamente para vê-los, o meu viver em Cristo eles percebem através das pequenas coisas; das decisões do dia-a-dia; da forma como falo, como reajo à interação com outras pessoas e com eles mesmos.

Um dos episódios que lembro bem foi estar parado em um sinal fechado, mesmo quando todos os outros carros passavam pela minha esquerda avançando o sinal. Uma atitude simples, mas de impacto posteriormente comentado sobre o cumprimento do dever como cidadão.

Assim começo a reflexão deste dia: que testemunho você tem dado?

Viver o evangelho na Igreja, junto com os amigos do grupo jovem, na hora do louvor, no momento da adoração e sob os olhos daqueles que vivem a mesma verdade é muito mais fácil que no nosso dia-a-dia.

Repito: crente em Jesus é um estilo de vida. Não confunda com os rótulos de usos e costumes como modo de se vestir, isolamento do mundo, etc. Não! Somos sal e luz do mundo. Estudamos, trabalhamos, vamos ao mercado, participamos de festas de aniversario, ou seja, estamos onde todos estão, mas nos comportamos condizente com o que o evangelho prega; com o que também pregamos sobre.

Paulo comenta no texto de referência sobre o exercício de cidadania (na versão NVI) de maneira digna do evangelho de Cristo.

Sonegar impostos, estacionar em lugar errado, subornos para funcionários públicos, ocupação de espaços públicos de forma ilegal, destruição de bens públicos, pichações e grafitagem em local proibido, calote no ônibus, e tantas outras pequenas “grandes” coisas que agridem sua integridade como cidadão brasileiro e cidadão do Reino.

Crianças precisam ser ensinadas. Jovens não podem ignorar esta ordenança. Idosos precisam ser exemplos e sábios doutrinadores.

“O mundo lê a Bíblia em nós”, diz o ditado que reforça a relevância do testemunho não só como obediência a Deus, mas como ferramenta de evangelização do mundo.

“Suas ações falam tão alto que não escuto o que você diz”, diz o ditado secular que valoriza as atitudes do cidadão que pratica aquilo que realmente prega.

Outro destaque de Paulo está na importância de ajudarmos uns aos outros nesta caminhada.

É importante que “permaneçamos firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica”. Muitos que estão afastados da congregação de uma Igreja, mas afirmam firmes na fé do evangelho perdem por querer lutar sozinhos. A convivência com outros irmãos, a cobertura espiritual de líderes dignos de sua posição e os testemunhos de outros são fundamentais para fortalecer nossas vidas no cumprimento desta tarefa.

Por fim, sua palavra antecipa: “sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês”.

Jovens! Sim, vocês serão desafiados. Os amigos e colegas vãos testar sua integridade com risco de serem rotulados de caretas! “Todo mundo faz” ou “Dá em nada!” serão tentativas de convencê-los a abandonar seus princípios cristãos. Permaneçam firmes! Diz o autor do livro Não faça tempestade em um copo d’água (Richard Carlson) : “Na verdade você se firma por suas palavras e não por sua ações.”

É verdade que cometemos erros, somos imperfeitos e falharemos na caminhada. Este, inclusive, e um assunto para uma nova reflexão. Vale reforçar agora que isto não é motivo de persistimos no erro. De não buscarmos a perfeição. De querer fazer diferença neste mundo.

Por fim, fecho citando uma definição que ouvi de meu amigo Marco Brito (Presidente da WyseLeder, empresa de formação, coaching e treinamento de líderes empresariais):

“Medimos a integridade quando observamos se o que se vive é coerente com o que se prega”

Pergunto: Seu testemunho é coerente com o que você prega?

Por Hamilton Felix  
Membro da Igreja Rede em Sobradinho, DF e estudante de Teologia pelo Instituto Bíblico das Assembleias de Deus do Rio de Janeiro (IBADERJ).

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Comentar faz bem! Comente: