segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Qual a pílula você escolheu?




“Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” (Filipenses 1:21 NVI)

Esta é uma das declarações mais apaixonantes da Bíblia sobre o exercício do evangelho. Esta afirmação ocorre como uma forma da Igreja de Filipos entender que, mesmo em uma prisão domiciliar, sua alegria e esperança estão no propósito da caminhada em Jesus. Entretanto alguns acham que isto é apenas um romance ou mesmo um meio de vida opcional. Iludem-se crendo em um evangelho onde pensam: “aceitei a Jesus e posso ficar quietinho no meu canto, que este negócio de pregar e missões são para pastores e obreiros” ou “viver uma vida de santidade igual a Jesus é só para os líderes da Igreja”.

Estes dias tive a oportunidade de ilustrar o filme Matrix comparando ao que acontece quando decidimos seguir ao evangelho de Jesus. No filme, Morpheus encontra-se com Neo para lhe explicar que o mundo no qual vive não é o mundo real e verdadeiro. Os humanos são manipulados por um poderoso sistema de computadores, designado Matrix,  que controla a mente humana. Morpheus dá a possibilidade a Neo de escolher entre tomar a pílula azul ou a vermelha. Tomando a azul, Neo voltará à sua ilusória e superficial vida; se optar pela pílula vermelha, conhecerá a verdade que está por detrás do mundo que julga ser real. Polêmicas à parte, uma vez que o filme não tem conotação para contribuir com o evangelho diretamente, mas sim para filosofias até anti-bíblicas, observamos uma semelhança com o que acontece após nossa decisão.

Quando aceitamos a Cristo, escolhemos a pílula vermelha. Você agora sabe a verdade e, independente do que fizer depois disto, a forma como vê o mundo mudará. Entretanto, o mais tremendo é como se comportará após isto. Alguns pregadores destacam que existem duas decisões para alguém que não conhece o evangelho. O primeiro, óbvio, a decisão de aceitar a Jesus... a verdade... a pílula vermelha! Depois, a decisão do que fazer efetivamente com isto: uma vida passiva ou uma vida ativa no evangelho.

Paulo é o exemplo da vida ativa no evangelho. Que ser crente é sim, um estilo de vida bem ativo. E divido o versículo referência em 3 partes:

a)      “Para mim” – A convicção de Paulo não vem apenas de uma obediência a Palavra ou “convencimento” de alguém sobre a obra. Sua experiência em perseguições e prisões em nome do evangelho se converteram em certezas pessoais sobre sua missão no evangelho. Seu objetivo claro, a atitude positiva e ações efetivas (executa o que planeja) trouxeram resultados que mudaram a história do Cristianismo. Sem um desejo fervoroso pessoal, uma chama que arde de dentro para fora, uma certeza do propósito, é impossível transpor as barreiras desta batalha que ”não é contra carne ou sangue”.

b)      “O Viver é Cristo” – Sua transformação deixou para trás tudo que não era associado ao evangelho. Paulo é mais um dos diversos exemplos de heróis da fé que todo homem pode ser moldado pelo evangelho e ter um novo comportamento condizente com as escrituras, alcançando assim o coração de Deus desejoso por homens e mulheres que o adoram “em espírito e verdade”. Este trecho “viver é Cristo”, é uma forma de afirmar que tudo que faz, tudo que vive, tudo que sente, tudo que decide, tudo que sonha, tudo que planeja, está associado a honrar a decisão de viver o evangelho efetivamente. Uma vida plena no evangelho, que é conquistada por meio de uma vida de total entrega a Jesus.

c)       “O morrer é lucro” – Não vivemos no Brasil perseguições do governo como em muitos países onde o evangelho é proibido, mas temos batalhas tão intensas ou maiores no nosso mundo espiritual. Somos ainda mais desafiados quando intensificamos nosso propósito de viver ativamente o evangelho. Mas considerando que o pior que poderia nos ocorrer é perdermos nossa vida nesta caminhada, e que tudo antes disto é inferior a morte, Paulo expressa que se necessário for, aceitaria sua morte não como uma pena, mas como um lucro. Este lucro, no sentido de obter o resultado positivo que busca na caminhada. Esta é a certeza que todos nós cristãos devemos ter: nossa esperança está que, ao final de nossos dias, viveremos uma vida espelhada em Jesus e receberemos a coroa da vida no final. Glória a Deus!

Se compararmos Neo com Paulo, estamos falando de líderes que inspiraram por suas decisões, por seu modo de vida, por crerem naquilo que escolheram e que trabalharam ativamente para salvar outras pessoas. Você gostaria de ser como o herói deste filme?

E por fim, qual pílula você escolheu? Para você, o viver é Cristo e o morrer é lucro?

Hamilton Felix

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Comentar faz bem! Comente: