segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O Ladrão em Mim



Quais são os seus referenciais? É bem provável que sua resposta seja uma pessoa de sucesso, boa índole, reconhecida pelos outros, alguém que tenhamos orgulho de dizer "Quero ser como essa pessoa!". Geralmente essas pessoas nos ajudam a traçar objetivos e servem como exemplo de como lidarmos com algumas situações.

Mas hoje lembrei de alguém que acabou se tornando um exemplo um pouco diferente do comum: um ladrão. Mas em quê um ladrão poderia ser exemplo para alguém? Bem, vamos primeiro conhecer a história do nosso exemplo de hoje:
"Dois outros homens, ambos criminosos, também foram levados com ele, para serem executados. Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram com os criminosos, um à sua direita e o outro à sua esquerda." Lucas 23:32-33

Acho que você já o conhece. Estamos falando de um dos criminosos que foram crucificados com Jesus. Mas ainda não vimos nada de excepcional nele, para que possamos seguir seu exemplo. Ele era um homem comum, que cometeu um crime grave, já que estava sendo crucificado como punição desse erro. Até aqui ele não passa de um criminoso comum, que está recebendo a punição justa, segundo o entendimento da época, para o delito cometido.

Mas o que diferenciou esse criminoso e o que nos faz comentá-lo hoje foi esse acontecimento:
" Um dos criminosos que ali estavam dependurados lançava-lhe insultos: "Você não é o Cristo? Salve-se a si mesmo e a nós! "
Mas o outro criminoso o repreendeu, dizendo: "Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença?" Lucas 23:39-40
O ladrão, apesar da situação em que estava, reconheceu que Jesus era Deus. Esse foi o primeiro passo para toda a sua história mudar.

"Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal".  Lucas 23:41
O ladrão reconheceu seu erro e que merecia aquela punição. Mas, acima disso, entendeu que Jesus estava sofrendo sem culpa.

"Então ele disse: "Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino"." Lucas 23:42
Por fim, ladrão pediu para que Jesus somente lembrasse dele quando estivesse reinando. Ele reconheceu que Jesus era Rei, mas não se achava digno de participar desse reino. O seu pedido era que Jesus somente lembrasse dele, porque só isso bastaria para aquele ladrão.

Muitas vezes estamos na mesma situação que esse ladrão. Podemos reconhecer Jesus como Filho de Deus, entender que cometemos vários erros, aceitar o sacrifício dEle por nós, mas não nos achamos dignos de participar do Reino dEle e achamos que nunca conseguiremos estar perto por causa dos nossos erros e falhas. Parece impossível que nós,   que cometemos tantos erros, poderemos estar com Ele um dia no Paraíso prometido.

Mas sabe o que Jesus disse para o ladrão, para mim e para você?
"Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso" Lucas 23:43
Não há nada que possa nos separar da companhia do Pai e da certeza da nossa vida eterna com Ele. Nem o maior dos pecados e erros pode nos impedir de estar perto dEle, se seguirmos o exemplo do ladrão: reconhecer que Ele é o Filho de Deus, o que tem poder para fazer qualquer coisa; aceitar o seu sacrifício; reconhecermos e nos arrependermos dos nossos erros; desejarmos estar com Ele, sempre.

Acho que você nunca pensou que poderia aprender tanto com um ladrão, não é?
Tenha uma ótima semana na presença do Senhor.
Alysson Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Comentar faz bem! Comente: