segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Honre a quem merece honra!

Escutei uma ministração a respeito da honra: que devemos honrar quem merece ser honrado independente do status, grandes e pequenos, pois somos todos iguais perante nosso bondoso e misericordioso Deus e, realmente, não há ninguém mais importante e melhor que ninguém. Saímos do mesmo pó e retornaremos ao mesmo pó...

Mas quero chamar sua atenção para o único mandamento que Deus deixou com promessa:
“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.” (Êxodo 20:12)

Este mandamento abrange todos os atos de bondade, respeito, amor, ajuda material e obediência aos pais. Ao honrarmos nossos pais, Deus nos dará mais dias de vida aqui na terra, está na Escritura!

Abrange também palavras maldosas e agressão física aos pais. Em Êxodo 21:15 e 17, Deus diz: “O que ferir a seu pai ou a sua mãe certamente morrerá.”. Deus sentenciou pena de morte para quem desonrar a seus pais, ou seja, agredi-los fisicamente, ou, amaldiçoá-los, insultá-los e ofendê-los verbalmente. Nestes versículos podemos ver a extrema importância que Deus atribui ao relacionamento correto que devemos ter na família.

Os pais já aprenderam sobre alguns dos perigos da vida e experimentaram outros, e por isso, eles estão assim capacitados a ajudar seus filhos a evitar muitos erros sérios. A função dos pais é instruir seus filhos no caminho do Senhor e prepará-los para levarem vidas independentes nesse mundo perigoso.

Obedecer e honrar não significa a mesma coisa. Obedecer significa agir conforme as instruções que forem dadas, já honrar significa amar e respeitar. Paulo escreveu na carta aos Efésios 6:1 “Vós, filhos, sede obedientes a seus pais no Senhor, porque isto é justo.”. Paulo dirigiu-se aos filhos e colocou sobre eles a responsabilidade por obedecer a seus pais. Na carta aos Colossenses 3:20, Paulo escreveu: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.”. 

No entanto, os pais devem instruir seus filhos a seguirem o caminho da justiça e da verdade, mediante a criação na disciplina e na doutrina do Senhor! Devemos obedecer a nossos pais mesmo se não concordarmos e gostarmos ou não das instruções. A verdadeira prova de obediência é quando nos é mandado fazer alguma coisa contra nossa vontade.

Um filho pode se submeter às ordens dos pais sem que os honrem. Seu motivo para submissão pode ser egoísta por natureza.

Com certeza honrar pai e mãe inclui obediência, mas esta responsabilidade vai mais além. Os filhos devem tratar seus pais com respeito, sem grosseria, sarcasmo ou ridículo. Os filhos demonstram respeito por seus pais ouvindo o que eles têm a dizer. Em Provérbios 23:22, lemos: "Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe quando vier a envelhecer.". Os filhos honram os seus pais ajudando-os nas tarefas do lar que têm que ser feitas diariamente e até mesmo dando apoio financeiro em casos de necessidade. As responsabilidades de um jovem em relação ao pai e à mãe não terminam quando ele sai de casa.

Deus quer que respeitemos nossos pais, como foi visto no mandamento citado. A Palavra diz “honra teu pai e tua mãe”. Não diz “honra teu pai e tua mãe se eles forem ricos, sábios, ou bons para você…”. A promessa do Senhor foi guardada para aqueles que amam e honram seus pais como eles são. E, relacionado a este mandamento está o dever do pai e da mãe que é: amarem seus filhos e lhes ensinarem o temor do Senhor e os seus caminhos. Como podemos ver em Efésios 6:4

“E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.”

Não honramos a Deus se não obedecermos a seus mandamentos, e isso inclui honrar pai e mãe. Não deveria nem ser uma obrigação, mas uma atitude natural de amor e carinho por que nos trouxe a vida.

Camila Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Comentar faz bem! Comente: