quarta-feira, 24 de agosto de 2011

FOFOCA?!


"Quem vive contando casos não guarda segredo; por isso, evite quem fala demais." Provérbios 20.19

Fico, algumas vezes, pensando no porquê do ser humano ser tão tentado a fofocar! É obvio que, inicialmente, isso se deve à nossa própria natureza pecaminosa. Somos maus! E sendo mais práticos, outra razão lógica é porque queremos ser importantes: "Sei de algo que vocês não sabem"!

Outro motivo é o orgulho. Dessa forma aparentamos importância, construindo um pseudo-reconhecimento, utilizando para isso a desgraça alheia. Além disso, ao fofocarmos, tomamos como cúmplices de maledicência nossos melhores amigos.

Em I Coríntios 13.7, lemos: Se você amar alguém, será leal para com ele, custe o que custar. Sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele, e sempre se manterá em sua defesa. Veja algumas sugestões que podem nos ajudar a fugir da fofoca:

1. Deus espera que você se detenha em: ... tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo que for puro, tudo que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pense, nessas coisas (Filipenses 4.8).
2. Reconhecer que a fofoca nada mais é que pecado. Só para conhecer a avaliação divina sobre costumes, leia Provérbios 6.16-19: Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: ... a testemunha falsa que espalha mentiras, e aquele que provoca discórdias entre irmãos.
3. A qualquer hora do seu dia. peça: Coloca, Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios (Salmo 141.3).
4. Planeje adiante - Em situações perigosas, quando você perceber que a tentação para fofocar virá, peça sabedoria a Deus. Peça que ele lhe dê idéias positivas e criativas para reverter a conversa para um plano proveitoso. No entanto, se o rumo da conversação insistir em tomar o caminho errado, tenha coragem e corte-a em definitivo.

E lembre-se: Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo (Provérbios 11.13)

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Comentar faz bem! Comente: