Saber ouvir é uma arte. Para ouvir bem uma pessoa, precisamos de três passos: concentração, compreensão e respeito.
1. Concentração: é comum enquanto uma pessoa está falando, a outra estabelecer mentalmente sua ofensiva ou defesa, ao oposto de escutar atentamente. É saudável, para uma conversa, que as pessoas se esforcem para que aja concentração naquilo que está sendo dito.
2. Compreensão: Não precisamos aceitar tudo o que nos dizem, mas devemos ouvir com a razão e com sentimento, e tentar entender o que se passa no coração da pessoa que está falando.
3. Respeito: Todo ser humano precisa e merece respeito, especialmente quando nos fala daquilo que está em seu íntimo.
Quando não sabemos ouvir, a comunicação fica danificada pelos empecilhos que depreciam sua aceitação e fluência. As pessoas que não estão habituadas, ou mesmo não sabem escutar com qualidade, têm a tendência de finalizar prematuramente o que o outro está tentando pronunciar, ou então não sabem evitar uma resposta árdua, bruta, ferina, que fecha passagens para qualquer acordo. Outra característica que fecha a porta a comunicação é o preconceito, pois faz com que rejeitamos a pessoa e suas idéias.
Todos nós temos conhecimento de pessoas que conseguem se comunicar com muita calma, com palavras lentas. Se a pessoa que está ouvindo não for paciente, corta seu pensamento, ou até mesmo finaliza com antecipação o que a outra pessoa vai dizer e isso poderá ocasionar uma série de obstáculos entre ambas.
É necessário ter sensibilidade para escolher o tempo e a modo apropriado para se comunicar. Não é aconselhado arriscar pôr um problema sobre alguém quando este alguém esteja quase dormindo, tarde da noite ou quando está fisicamente afadigada. É bom ter sempre em pensamento as palavras do sábio em Provérbios 15.23b: ... e a palavra, a seu tempo, quão boa é!
Que as diferenças que existem entre cada um de nós não sejam intransponíveis a ponto de perdermos a graça de ouvir e sermos ouvidos.
2. Compreensão: Não precisamos aceitar tudo o que nos dizem, mas devemos ouvir com a razão e com sentimento, e tentar entender o que se passa no coração da pessoa que está falando.
3. Respeito: Todo ser humano precisa e merece respeito, especialmente quando nos fala daquilo que está em seu íntimo.
Quando não sabemos ouvir, a comunicação fica danificada pelos empecilhos que depreciam sua aceitação e fluência. As pessoas que não estão habituadas, ou mesmo não sabem escutar com qualidade, têm a tendência de finalizar prematuramente o que o outro está tentando pronunciar, ou então não sabem evitar uma resposta árdua, bruta, ferina, que fecha passagens para qualquer acordo. Outra característica que fecha a porta a comunicação é o preconceito, pois faz com que rejeitamos a pessoa e suas idéias.
Todos nós temos conhecimento de pessoas que conseguem se comunicar com muita calma, com palavras lentas. Se a pessoa que está ouvindo não for paciente, corta seu pensamento, ou até mesmo finaliza com antecipação o que a outra pessoa vai dizer e isso poderá ocasionar uma série de obstáculos entre ambas.
É necessário ter sensibilidade para escolher o tempo e a modo apropriado para se comunicar. Não é aconselhado arriscar pôr um problema sobre alguém quando este alguém esteja quase dormindo, tarde da noite ou quando está fisicamente afadigada. É bom ter sempre em pensamento as palavras do sábio em Provérbios 15.23b: ... e a palavra, a seu tempo, quão boa é!
Que as diferenças que existem entre cada um de nós não sejam intransponíveis a ponto de perdermos a graça de ouvir e sermos ouvidos.
Ana Maria
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